quinta-feira, 30 de junho de 2011

"Palmital" Cadeia é desativada após 53 anos de funcionamento.

Depois de 53 anos, a cadeia pública de Palmital foi desativada. Um alívio para os moradores que acompanharam de perto até resgate de traficante internacional. Inaugurada em 1958 a cadeia de Palmital não tem mais condições abrigar presos. Os problemas estão por todo lado: fios elétricos amostra, celas sucateadas e espaço reduzido.

A fragilidade do prédio facilitou, em 2009, a ação de um grupo armado que  invadiu a cadeia, rendeu carcereiros e resgatou um preso. Com capacidade para 30 presos, o prédio já chegou a abrigar 70 detentos das regiões de Assis e Ourinhos, quase quarenta municípios.

Os presos que estavam em Palmital foram transferidos para a nova cadeia, construída em Lutécia. São 80 vagas: 40 para homens e 40 para mulheres. A  segurança é reforçada com sistema de câmeras nos corredores e monitoramento até fora do prédio.

Apesar da cadeia de Lutécia pertencer à mesma seccional da cadeia de Palmital, a polícia fez algumas adequações. A partir de agora os homens que forem presos na Região de Ourinhos não serão mais trazidos para cá. Todos serão encaminhados para São Pedro do Turvo, onde funcionava uma cadeia feminina. Já as detentas que estavam presas em São Pedro do Turvo, foram transferias para a ala feminina aqui da cadeia de Lutécia.

Mesmo com a garantia da polícia de que o prédio é seguro, a instalação da cadeia na cidade de pouco mais de 3 mil habitantes divide as opiniões dos moradores. O prédio da cadeia de Palmital será reformado e no local funcionará somente a delegacia da cidade

Nenhum comentário: